Esse é o site oficial do projeto de Divulgação Científica sobre Serpentes e ofidismo “Papo de Cobra”.
O projeto criado em 2020 tem como objetivo levar conhecimento sobre as espécies de serpentes da fauna brasileira e sobre o problema do ofidismo. Sempre em uma linguagem acessível, didática, mas totalmente científica.
É um projeto voltado para o público leigo mas também útil para profissionais de saúde. Desta forma, pretendemos promover, através de vídeos e posts educativos, um maior conhecimentos sobre esses animais e uma convivência mais saudável entre humanos e cobras.
Todas as informações aqui são retiradas da literatura especializada e do conhecimento vivido por mim em 40 anos de carreira e convertidas em uma linguagem acessível a todos.
Sou Claudio Machado, biólogo, com bacharelado com especialidade em Zoologia e Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT – FIOCRUZ).
Doutor em Ciências – área de Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC- FIOCRUZ).
Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, Saúde Pública e em Divulgação Científica, tendo criado o canal Papo de Cobra no Youtube, Instagram e Bluesky.
Atuou como biólogo e coordenador de biotério de serpentes (serpentário) por 20 anos e como coordenador do Projeto Férias Científicas, um projeto de divulgação científica para crianças.
Revisor de periódicos na área de saúde, com mais de 30 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Orientador de diversos alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Medicina.
Ministra cursos sobre manejo de serpentes, epidemiologia e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, com ênfase em serpentes.
Atualmente é biólogo concursado pelo Instituto Vital Brazil coordenando a Divisão de Herpetologia (serpentário) e na Assessoria de Ensino e Divulgação Científica.
Atua também como vice coordenador do Comitê de Ética no Uso Animal daquela instituição.
O Projeto “Papo de Cobra” é um projeto de Divulgação Científica e tem como objetivo sensibilizar para a preservação de serpentes no Brasil e inspirar as pessoas a protegerem estes animais tão úteis para o bom funcionamento dos ecossistemas.
É voltado para o público leigo mas também útil para profissionais de saúde. Este projeto pretende promover, através de vídeos educativos, um maior conhecimentos sobre esses animais e uma convivência mais saudável entre humanos e cobras.
Objetiva a capacitação para a identificação das espécies existentes, os procedimentos a adotar quando em contato com cobras e as primeiras ações que devem ser tomadas em caso de acidentes por serpentes.
É utilizada linguagem científica, porém de forma didática e explicativa, tornando a ciência acessível a qualquer um da população, visto que acidentes ofídicos normalmente acontecem em áreas rurais.
Utiliza as principais redes sociais como YouTube, Instagram, Twitter e Bluesky com o @papodecobra